O Antonina Blues Festival nasceu da ideia de 2 casais empresários da cidade de Antonina, Gleisi Catani Furlaneto e André Furlaneto, donos do restaunrante Cantina Casa Verde e de Vivian Ludwig e eu, Marcos Maranhão, ambos administradores do Hotel Pousada Camboa Antonina.

 

Não podemos esquecer, que o pianista Cláudio Calluf, há algum tempo me dizia que Antonina deveria ter um festival de Jazz ou Blues e se fosse de blues, seria imprescindível que contactasse o Emerson Caruso, músico que está entre as grandes expressões do blues no sul do Brasil.

 

Apoś a dica do Cláudio Calluf, o Poka, Vivian Ludwig e Marcos Maranhão, chamaram o Emerson caruso Trio para um show e no dia que lançaram a divulgação, o telefone não parou de tocar e em poucas o hotel ficou lotado em poucas horas.

 

Então, em um dia de baixa temporada, baixíssima na verdade,  jantando no restaurante cantina casa verde, com o restaurante vazio e bebendo umas ipas, decidimos que faríamos o primeiro festival de blues de Antonina para movimentar a Cantina Casa Verde e o Hotel Pousada Camboa. Faltava pensar no nome. E a Vivian, após pensar no nome e a Vivian, mais confiante no sucesso, disse: Será um festival internacional e projetará Antonina internacionalmente, portanto tem que ser ANTONINA BLUES FESTIVAL.

 

E o festival foi internacional desde o primeiro, com a presença nas duas primeiras edições de argentinos e na segunda e na terceira do cantor norte americano Lorenzo Thompan, que virou presença constante e muito querida na cidade.